Canto da Primavera

Com teatro lotado, 23º Canto da Primavera abre oficialmente a programação

Cerimônia foi realizada no Teatro Pompeu de Pina na noite desta terça-feira (03/09). Show de Poly Pimpão e Gleyson Andrade deu início as atrações do festival

A 23ª edição do Canto da Primavera – Mostra Nacional da Música de Pirenópolis -, começou oficialmente na noite desta terça-feira (03/09), no Teatro Pompeu de Pina, no centro do município. Com casa lotada, a solenidade deu início a uma extensa programação totalmente gratuita, que envolve 60 shows, oficinas formativas e gravações em estúdio.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, no ato, representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além da pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, o secretário de cultura do município, Ronaldo Félix, e demais autoridades, artistas e público em geral.

“Nós podemos dizer com toda certeza que o Canto é um dos maiores festivais gratuitos do país. Além disso, uma das nossas grandes preocupações é não ser somente um momento de festejo, mas nós queremos trazer a formação e capacitação”, destacou a secretária Yara Nunes.

A pró-reitora Luana Ribeiro falou da ligação entre a academia e a sociedade por meio da arte e cultura: “É uma forma da academia acessar a sociedade, por meio das oficinas, a gente tem essa troca de conhecimento tão importante. Todo mundo cresce”.

O primeiro dia do Canto contou, ainda, com apresentações de artistas durante toda a tarde no Palco Coreto.

“Cantão”

Apelidado de Cantão, o Canto 2024 mostra seus números recordes. Ao todo, o festival conta com um investimento de R$ 3,3 milhões, e um roteiro de 57 shows regionais e locais, além de três nacionais, e o maior cachê pago de toda a história, com valores que vão de R$ 7 a R$ 20 mil por artista, totalizando R$ 510 mil.

O festival traz ainda três oficinas e, de forma inédita, disponibilizará um estúdio totalmente equipado para realizar a gravação profissional gratuita dos artistas selecionados em edital. No Estúdio Primavera, cada artista ou grupo poderá gravar até duas músicas autorais com captação, edição, mixagem e masterização, além de receberem, ainda, a gravação exclusiva de um videoclipe promocional.

Programação

Nesta quarta-feira (04/09), as atrações de shows do festival começam no Palco Coreto, a partir das 17h30, com o Grupo PiriMexe, Arthur Guiliane Violeiro e Forró do Pé Rachado. À noite, a música fica por conta de Victor Batista, Sillas Rodrigues e Kauã e Renan, no Palco Teatro, a partir das 19h.

As três oficinas, que serão ministradas no campus da Universidade Estadual de Goiás, também iniciam-se nesta quarta, com atividades pela manhã e à tarde e seguem até sexta-feira (06/09).

Já na quinta-feira (05/09), tem apresentações de Trio Tunda, Darwinson e o show dos professores das oficinas, André Marques, Cris Delanno, Diego Amaral e Fabiano Chagas, atração que é novidade nesta edição. Tudo isso no Palco Teatro, a partir das 19h30. À tarde, o público que estiver na Praça do Coreto poderá apreciar as apresentações de KalangoDuo, Piêit e Trio Jambu, a partir das 17h30.

23º edição
Considerado a maior vitrine da música goiana, o Canto da Primavera 2024 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a correalização da Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento tem como parceiros a Prefeitura de Pirenópolis, a Secretaria de Estado da Retomada, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Goiás Social e o Sesc Goiás.

Fotos: Secult Goiás/ Vinícius Schmidt e Yan Rissatti