Canto da Primavera

Pirenópolis recebe obra de arte urbana durante Canto da Primavera 2024

Painel grafitado de 15m² está temporariamente localizado no Museu do Divino e traz elementos da primavera e características da cidade

A histórica Pirenópolis recebeu, durante a programação do Canto da Primavera 2024, uma intervenção artística urbana no centro histórico do município. A obra de arte de 15m², localizada temporariamente no Museu do Divino, chama a atenção pelas cores e pela representação de elementos bastante característicos da cidade. Feito com técnicas de spray e acrílico, o painel grafitado é de autoria da artista goiana Thainá Junger e é um presente da 23º edição do festival para o município.

De acordo com a artista, a inspiração para a arte se deu a partir de três elementos: as flores da primavera, características da cidade e elementos musicais. “As cores e os elementos foram escolhidos de acordo com a alegria mesmo do festival, de estar em festa. Além disso, eu coloquei algumas coisas mais tradicionais também da cidade como os mascarados, arquitetura da cidade, e utilizei também instrumentos que são utilizados na música brasileira”, explica.

A obra foi feita em painel MDF, uma vez que não é permitida a pintura diretamente nas paredes dos prédios históricos, e deverá ser realocada na secretaria de Cultura do município, como símbolo artístico desta edição do festival para a cidade de Pirenópolis.

“Em todos os nossos festivais nós estamos preocupados em ter mais manifestações artísticas e culturais. Temos também aquela grande preocupação de fazer o festival, mas não ser só uma ocupação que vem e não deixa nada para a cidade. Então, além de todos os resultados da política pública, como geração de emprego, renda, formação, dentre outras, nós estamos deixando painéis como lembrança dos festivais na cidade”, ressalta Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

Artista
Thainá Junger, 28 anos, é artista visual autodidata e médica veterinária de formação. A paixão e o interesse pelas artes começaram ainda na infância e, desde 2015, se aprofunda no estudo de técnicas e materiais de desenho e pintura.

No cenário artístico, atua desde 2019 produzindo principalmente murais, grafites, telas e ilustrações utilizando técnicas de spray e tinta acrílica em diferentes superfícies. Suas artes possuem um conceito “tropical psicodélico” com cores bem vivas, estilo vetorizado e muitos elementos da cultura pop art, usados para representar, principalmente, a fauna, a flora e a natureza das mulheres com todo seu poder e grandiosidade, em sua essência mais selvagem e intuitiva.

Programação
A partir deste sábado (07/09), o Canto da Primavera entra na sua programação de final de semana. Na parte da tarde, começando às 16h, Canhoto ArteLivre, Diego Stucchi & Cintia Savoli, e Marcos Antônio com o show “Som de Bar” são as atrações do Palco Coreto.

Já no Palco Teatro, as apresentações são: Everson Bastos, Ingrid Lobo e Bernardo Aguiar e Banda Overfuzz, a partir das 19h. No Palco Matriz, a partir das 17h, tem Eli, Luiz Garcia, Clube do Samba GO e Zabumba Beach.

Para fechar a programação de sábado, o Palco Garagem recebe o DJ Daniel de Mello, Banda Violins, Carne Doce e a segunda atração nacional do festival, o cantor Marcelo Falcão, que se apresenta a partir das 22h.

23ª edição
O Canto da Primavera 2024 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento tem como parceiros a Prefeitura de Pirenópolis, a Secretaria de Estado da Retomada, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Goiás Social e o Sesc Goiás.

Ao todo, o festival conta com um investimento de R$ 3,3 milhões, e um roteiro de 60 shows, sendo 57 regionais e locais, e três nacionais, e o maior cachê pago de toda a história, com valores que vão de R$ 7 a R$ 20 mil por artista, totalizando R$ 510 mil.

O festival traz ainda três oficinas e, de forma inédita, disponibilizará um estúdio totalmente equipado para realizar a gravação profissional gratuita dos artistas selecionados em edital. No Estúdio Primavera, cada artista ou grupo poderá gravar até duas músicas autorais com captação, edição, mixagem e masterização, além de receberem, ainda, a gravação exclusiva de um videoclipe promocional.

Fotos: Secult Goiás/ Vinícius Schmidt