Canto da Primavera 2022 receberá investimentos de R$ 2 milhões do Governo de Goiás

Mostra de Música de Pirenópolis será realizada com o apoio do Sesc GO e prevê shows locais e regionais, além de oficinas de música

O Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis deste ano será realizado de 30 de agosto a 04 de setembro e traz diversas novidades. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado durante cerimônia de lançamento das festas e ações do setor cultural previstas para 2022, que ocorreu em abril no Teatro Goiânia.

A Mostra foi criada em 2000 para valorizar o cenário musical goiano e ganhou bastante relevância ao longo dos anos. Portanto, esta edição, que tem o apoio do Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc GO), receberá R$ 2 milhões em investimentos. Desse montante, R$ 475 mil será usado para premiação dos artistas que se apresentarão ou ministrarão oficinas.

De acordo com o secretário de Cultura, César Moura, a grande novidade deste ano é o Canto da Primavera Kids, que será realizado de 22 a 26 de junho e em parceria com a Prefeitura da cidade de Goiás. Também haverá um estúdio de gravação para os músicos. “Neste ano, os artistas terão a oportunidade de gravar seu material em um estúdio profissional disponibilizado na cidade. Ou seja, vamos oferecer capacitação por meio das oficinas e ainda possibilitar que eles sejam vistos pelo público que a cidade recebe normalmente”, explicou César Moura.

Já o governador Ronaldo Caiado destacou em sua fala a destinação de 56% da verba da Cultura para o interior durante sua gestão. “O objetivo principal é descentralizar a cultura e, assim, realçar a característica de cada município e manter viva a cultura do estado”, explicou.

Ele ainda destacou que a retomada dos eventos da pasta de forma presencial só está sendo possível graças ao avanço da vacinação e às medidas decretadas ainda em março de 2020. “Os artistas foram os profissionais mais prejudicados pela pandemia, pois foram os primeiros a parar suas atividades e os últimos a voltarem. Portanto, a Mostra de Música, assim como o Fica e o TeNpo, consiste em ações para beneficiar o setor, bem como promover a cultura goiana à nível nacional”, destacou Caiado.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac em Goiás, Marcelo Baiocchi, é uma grande honra poder fazer essa parceria com o estado para a realização do Canto da Primavera 2022 e do Fica. “Essa é a verdadeira parceria pública e privada. Nós temos que nos envolver para fazer melhor e mais barato, visando benefícios para a sociedade e os diversos setores”, explicou Marcelo.

Programação e premiação dos artistas

O Canto da Primavera 2022 conta com 25 shows regionais, cinco oficinas musicais e o Show nacional, oferecido pelo Sesc GO. Além disso, o Governo de Goiás oferecerá ainda estúdio de gravação, durante toda a semana do evento, para bandas que quiserem gravar o seu material de trabalho.

A seleção dos artistas que se apresentarão nos palcos ou ministrarão as aulas de música será realizada via edital. O documento será divulgado em breve pela Secult GO e pelo Serviço do Comércio. Já as inscrições, serão abertas de 30 de maio a 10 de junho.

Neste ano, os shows e os professores receberão cachês que variam de R$10 mil a R$20 mil.

Canto da Primavera

A Mostra Nacional de Música de Pirenópolis foi criada em 2000 para promover e divulgar a produção e formação musical do Estado de Goiás, bem como desenvolver o turismo e a economia local.

No ano passado, o Canto da Primavera atraiu mais de 2.800 pessoas à cidade histórica entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, após dois anos de pausa por causa da pandemia. Foram 20 apresentações musicais, distribuídas entre os Palcos do Rosário, Largo do Beiro Rio e Cine Pireneus e mais de 335 envolvidos na realização, entre músicos, apoio, equipe técnica e produção.

Secretaria de Estado de Cultura (Secult) – Governo de Goiás