oficina canto da primavera

Oficinas musicais do Canto da Primavera começam nesta quarta-feira

Aulas gratuitas de bateria, percussão, violão/guitarra, contrabaixo elétrico serão ministradas até sábado, dia 4, na Escola Estadual Comendador Joaquim Alves

Com cursos de Violão/Guitarra, Contrabaixo Elétrico, Percussão e Bateria, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) inicia as oficinas musicais do  20º Canto da Primavera 2021 – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis.

Ministradas do dia 1º a 4 de dezembro, das 9 horas às 12 horas, e 14h30 às 17h30, na Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, as aulas são destinadas à população em geral e serão ministradas com a pelos professores Vini Lima,  Alexandre da Silva,  Fabiano Chagas e Rafael Gomes, que foram contemplados por meio do Edital de Seleção de Atrações Artísticas.

Oficinas de Bateria
Os interessados irão aprender sobre fundamentação teórica e histórica dos principais aspectos construtivos do instrumento, estudo dos principais tipos de toques, técnicas de posturas, memória muscular, entre outros.

O curso será coordenado pelo músico Vini Lima, que é graduado em música/bateria pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e já participou de diversas atividades, entre elas o da Escola de Música e Artes Cênicas do estado de Goiás e da The DrumSet Coach, (da Berklee University).

Oficinas de Percussão
Durante o curso, os participantes aprenderão sobre as técnicas básicas da percussão, como Rio – Fingue – Open – Islep,  Tapa e Ketu – Bese – Abafado; Ritmos Ijexá; variações de agogô, entre outros.

Com o objetivo de fomentar a cultura afro-brasileira, Alexandre da Silva criou, em 2018, o Projeto Mógbà Alexandre, que desde então tem realizado atividades itinerantes sobre ritmos afro-descendentes e ensinamento de percussão, cânticos e danças afro-culturais.

Oficinas de Violão / Guitarra
O curso, ministrado pelo mestre Fabiano Chagas, abordará os standards de música brasileira (Bossa, Samba, Baião, Frevo, Choro, música regional, etc); acompanhamento (levadas de mão direita em ritmos brasileiros); improvisação (escalas, modos, arpejos, fraseado); harmonia (formação de acordes, centro tonal, rearmonização, tensões, extensões etc); standards de Jazz (Medium swing, Up Tempo, Ballad, Waltz, Modal, etc) e percepção musical (ouvindo acordes e progressões harmônicas).

Fabiano, que também é professor de guitarra e violão popular da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da UFG, já se apresentou em diversos festivais, entre eles: Goyaz Festival – Brasil (2008), Latin Music Festival – EUA (2015),  Muganga Theater – Holanda – (2016, 2018), Jazz Ahead – Alemanha (2018), Bird’s Eye  Jazz Club – Suíça (2019).

Oficinas de Contrabaixo Elétrico
Com o músico Rafael Gomes, os participantes irão aprender sobre timbres possíveis em diferentes contrabaixos elétricos e sintetizadores; harmonia musical; a relação ritmo-harmonia e a estruturação do baixo dentro do arranjo; ritmos brasileiros e latino americanos, entre outros.

Rafael é multi-instrumentista, produtor musical e produtor cultural. Ele já participou de diversas bandas e projetos musicais, como Franscisco, el Hombre, La Gomeria Cumbia Ltda, João e os Poetas de Cabelo.

Oficinas musicais do  20º Canto da Primavera 2021
Data: De quarta-feira a sábado (1 a 4 /12)
Horário:  9h às 12h e 14h30 às 17h30
Local: Escola Estadual Comendador Joaquim Alves