Oficinas

Confira as Ementas das Oficinas do Canto da Primavera 2023

Inscrições encerradas! Confira a lista dos inscritos aprovados clicando aqui.

Oficina Pandeiro e Percussão Popular

Professor(a):

Larria Umaytá

Horário:

09:00:00

às

12:00:00

Data:

19/09/2023

a

22/09/2023

Vagas:

30 VAGAS (+ 30 vagas ouvintes)

Local:

UEG Câmpus Pirenópolis

Ementa:

A oficina de Pandeiro e Percussão Popular vem pra mostrar a construção e compreensão dos ritmos com suas evoluções e adaptações. A proposta é analisar a estrutura, instrumentação, células rítmicas e timbres de cada ritmo (samba, choro, maracatu, bumba meu boi, zabumba, pindaré, afro, 6/8, maculelê).

Currículo:

Larissa Umaytá é percussionista, produtora e educadora. Cresceu no berço da cultura popular com o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, seu avô e, nas rodas de samba da família. Formada na Escola Rafael Rabello, acompanhou e gravou com grandes artistas da cena local e nacional como: Ellen Oléria, Hamilton de Holanda, Dilsinho, Mestrinho, Letícia Fialho, Grupo Menos é Mais, com quem fez turnê pelos EUA e recentemente, Chico César. Larissa atua em diversas frentes da música popular brasileira, conversando com diversas linguagens e gêneros musicais levando a percussão como forma de comunicação e transformação pelos palcos, internet e também pelas oficinas e workshops que já viajaram vários estados do Brasil.

Oficina de Canto Popular

Professor(a):

Amanda Maria

Horário:

09:00:00

às

12:00:00

Data:

19/09/2023

a

22/09/2023

Vagas:

30 VAGAS (+ 30 vagas ouvintes)

Local:

UEG Câmpus Pirenópolis

Ementa:

A voz humana é o primeiro e principal instrumento que temos contato, pois nascemos com ele. Conhecer a própria voz é um ato de autoconhecimento em seu sentido mais amplo, entender barreiras e limites, contornar dificuldades e expressar emoção, sentimento, tanto na fala, como no canto. Entender as composições brasileiras no canto popular é estar disponível pra se moldar em prol da canção, é entender o papel de intérprete da cantora ou cantor e se doar para que a mensagem chegue ao coração do ouvinte. Revisitar grandes vozes da nossa MPB, mesclando vozes do POP atual nos dará base de escolha de técnicas que irão representar cada gênero. Sem dúvida o canto popular é uma estrada vasta de conhecimento e história.

Currículo:

Cantora e compositora de apurados recursos técnicos, aprendeu a amar o canto bebendo na fonte de grandes mestres como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, João Bosco, passeando por Dianne Reeves, Stevie Wonder e Etta James. Convidada por duas vezes ao Programa Conversa com Bial na Rede Globo, homenageou nosso grande poeta brasileiro Paulo César Pinheiro.

Já se apresentou para Andy Summers (The Police) e recentemente cantou em homenagem à Fernanda Montenegro. Junto a Prefeitura de São Paulo e Secretaria de turismo fez parte do projeto Música na Sacada num show aberto ao público no centro de São Paulo. A convite do selo SESC, fez parte de um disco em homenagem ao compositor paulistano Geraldo Filme junto com nomes como Paula Lima, Lecy Brandão, Alaíde Costa, Virgínia Rosa, Maria Alcina, Sandra de Sá. Nesse projeto participou de entrevistas nas rádios CBN, USP, entre outras. Em outubro de 2020, Amanda lança seu novo single Mãos, com participação especial do guitarrista indicado ao Grammy Eduardo Belloni.

Atualmente Amanda também segue com o projeto de Duo com o pianista compositor e arranjador Leandro Cabral, recentemente se apresentaram no Festival International Jazz Day Brazil. Laçaram no mês de Janeiro o single Cicatriz para o filme O Segundo Homem, do diretor Thiago Luciano. Convidada pelo maestro Nailor Proveta, recentemente participou do concerto Orfeu da Conceição com a Orquestra Furiosa.

Oficina da Música Universal

Professor(a):

Itiberê Zwarg

Horário:

14:00:00

às

17:00:00

Data:

19/09/2023

a

22/09/2023

Vagas:

44 VAGAS (+ 30 vagas ouvintes)

Local:

UEG Câmpus Pirenópolis

Ementa:

A oficina é destinada a músicos de todas as idades que tenham alguma prática em seu instrumento. O método de Itiberê possibilita a participação de músicos com diferentes níveis técnicos, tornando possível trabalhar com grupos heterogêneos. Também são estimuladas práticas de colaboração entre os músicos mais ou menos experientes, deixando as individualidades sobressaírem naturalmente na medida de suas habilidades. A proposta é desenvolver a escuta, a interação entre os músicos, a percepção rítmica, melódica e harmônica, além de estimular o talento de cada participante individualmente dentro da prática em conjunto e romper com as fronteiras entre erudito e popular, estimulando a universalidade temática da Música Universal.

Currículo:

Itiberê Zwarg começou a carreira participando de vários conjuntos musicais e, em 1977, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal, sendo atualmente o músico que mais tempo permaneceu na banda. Em 1992, iniciou sua carreira de compositor e arranjador, assinando o CD Variasons, de Gilson Macedo, e participando de trabalhos de outros músicos, como o quarteto Maogani e a cantora Ivetty Souza. Em 1999, criou a Itiberê Orquestra Família com alunos egressos dos seminários de música da escola Pro-Arte, no Rio de Janeiro. Com o sucesso dessas oficinas, Itiberê passou a correr o Brasil ministrando oficinas, muitas vezes compondo e arranjando especialmente para os alunos. Além da Orquestra Família, Itiberê se apresenta também em formação reduzida, derivada da Orquestra Família, com o Itiberê & Grupo.

Concerto Didático com Hamilton de Holanda

Data:

23/09/2023

Horário:

20h

Local:

Cine Pireneus

fernanda nigro 2(3)

Currículo:

Hamilton de Holanda nasceu em 30 de março de 1976 em uma família musical. Seu primeiro instrumento, aos quatro anos de idade, foi a Melódica. Dois anos depois, começou sua carreira profissional como um prodígio do bandolim. É graduado em composição e foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro no mundo. Em 2000, reinventou o tradicional Bandolim de 8 cordas adicionando um par de cordas graves extras afinadas em Dó (indo de 8 a 10) dando-lhe uma voz mais profunda. Já venceu Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz, Choc e tem inúmeras outras indicações. Lançou suas gravações em sua própria gravadora independente, Brasilianos, ou com parceiros mundiais como Universal, ECM, MPS e Adventure Music. Também dividiu o palco ou gravou com Wynton Marsalis, Chick Corea, The Dave Mathews Band, Paulinho da Costa, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Richard Galliano e John Paul Jones, Bela Fleck, Stefano Bollani, entre muitos outros.


NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO CONCERTO DIDÁTICO

Inscrições encerradas! Confira a lista dos inscritos aprovados clicando aqui.

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar e garantir que sua experiência no evento seja excepcional. Conte conosco para tornar sua jornada memorável!

© Copyright Canto da Primavera 2023 – Secretaria de Estado de Cultura – Todos os direitos reservados.

Parceiros:

Corealização:

Realização