Terceira noite do Canto da Primavera, evento promovido pelo Governo de Goiás, teve muito pop rock, MPB, sertanejo e samba

A Mostra Nacional de Música, que tem movimentado a cidade de Pirenópolis desde a última terça-feira, 30 de novembro, também prestou uma homenagem à cantora goiana Marília Mendonça, que faleceu após um acidente aéreo no dia 05 de novembro

A noite desta quinta-feira, 02 de dezembro, foi bastante eclética em Pirenópolis. O Canto da Primavera, realizado no município pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult GO), recebeu em seus palcos shows de Marcus Biancardini,  Henrique de Oliveira & Anderson Richards, a Orquestra de Violeiros, Almir Pessoa, Dona da Roda, Christina Guedes, Fernanda Guedes e Ingrid Goldfeld.

O instrumentista e concertista de viola Marcus Biancardini abriu a programação da terceira noite da Mostra de Música com o show “Dois de Cordas” no palco montado na Rua do Rosário (popularmente conhecida como Rua do Lazer). A apresentação teve participação especial do violonista e guitarrista Jairo Reis, e contou com música erudita, caipira, blues, popular, pop, internacional, inclusive com uma interpretação de “Brasileirinho”.

Por volta das 19h30, Dejan Cosic, Christina Guedes, Fernanda Guedes e Ingrid Goldfeld prestaram uma homenagem póstuma ao grande músico e trompetista Manassés Aragão, em um show emocionante no Cine Pirineus. O repertório contou ainda com “Desafinado” do João Gilberto e “Água De Beber” de Tom Jobim.

Em seguida, foi a vez de Anderson Richards (vocalista da Banda Mr. Gyn) e Henrique de Oliveira se apresentarem no Canto da Primavera. Ambos fizeram o público cantar grandes sucessos do pop rock dos anos 80, 90 e 2000. Henrique interpretou grandes sucessos do Legião Urbano, entre eles “Pais e Filhos” e “Será”. Anderson Richards cantou músicas autorais e do Mr. Gyn, como “Minha Juventude”, “Semente do Bem” e “ Sonhando“.

Já o público presente no palco do Largo Beira Rio, prestigiou, a partir das 20h, clássicos da música raiz com a Orquestra de Violeiros de Goiás. “60 dias Apaixonado”, “Moreninha Linda” e “Ipê Florido” estiverem presentes no repertório do grupo, que faz parte da pasta da Secult e visa, principalmente, valorizar a moda de viola.

Às 21h foi a vez do cantor, compositor e violeiro Almir Pessoa se apresentar perto do Rio das Almas. Em um momento do show, que teve bastante viola caipira e sertanejo raiz, Almir recebeu a cantora Jaqueline Moura e, juntos, prestarem uma homenagem à Marília Mendonça, interpretando canções como “Estrelinha”.

A última atração da noite foi finalizada com baião, pagode, axé, chorinho e muito samba com o Dona da Roda. O grupo é formado por Daphine Santos (surdo), Hayana Nagara (pandeiro), Isis Krisna (violão), Lourrainy Cabral (trompete), Kesyde Sheila (clarinete) e Maximira Luciano (cavaquinho).

Canto da Primavera 2021

As atrações musicais desta edição da Mostra Nacional de Música de Pirenópolis são todas do estado (regional e local), atendendo, assim, uma reivindicação antiga da classe artística. Tanto os músicos que se apresentam, como os que ministram oficinas foram contemplados  por meio do Edital de Seleção de Atrações Artísticas. Eles receberam prêmios variam de R$ 10 mil a R$ 50 mil.