
Canto da Primavera 2025 abre oficialmente a programação em Pirenópolis
Concerto ao ar livre em frente à Igreja Matriz marca o início do festival, que terá 70 atrações em seis palcos e programação gratuita até 14 de setembro
A noite desta terça-feira (09/09) marcou a abertura oficial do 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis, em cerimônia realizada no Largo da Matriz, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, um dos principais cartões postais da cidade. Com o espaço lotado, o festival deu início a uma das edições mais grandiosas de sua história, reunindo 70 atrações locais, regionais e nacionais em uma programação totalmente gratuita, que segue até o dia 14 de setembro.
Estiveram presentes à solenidade a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, representando o governador Ronaldo Caiado, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, coordenadora geral do convênio Secult UFG, Luana Ribeiro, a Pró-Reitora em exercício de Extensão e Cultura da UFG, professora Adriana Régia, nesse ato representando a Reitora professora Angelita Pereira, a diretora executiva da Fundação RTVE, Silvana Coleta, além de autoridades, artistas e o público em geral.
Em seu discurso, a secretária Yara destacou a importância do festival como política pública de fomento à música em Goiás. “Emocionante ver o que a gente conseguiu fazer com o Canto. E saber que aqui nessa abertura do festival a cidade está integrando o fomento à cultura com o nosso patrimônio histórico. Isso é maravilhoso, eu acredito que é um grande símbolo do que está sendo a gestão da cultura do Governo de Goiás nesses últimos anos. Nós estamos fazendo uma edição que nunca teve nenhuma parecida”, avalia.
Para Luana Ribeiro, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, o festival é um impulsionador de legado cultural no estado: “A gente se preocupa com o legado da arte e cultura, pensamos no fomento às políticas públicas de valorização e qualificação da arte no estado. Trouxemos, por exemplo, pela primeira vez, a realização de oficinas de técnicas musicais para dezenas de alunos das escolas municipais”, afirma.
A cerimônia de abertura contou ainda com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás. O concerto na abertura do Canto da Primavera inaugura também o projeto Filarmônica ao Ar Livre, que terá novas edições em parques e praças de Goiânia e no interior do estado. Sob regência da maestra associada Menezes, a Orquestra preparou um repertório especial, reunindo composições conhecidas do público para abrir, de forma grandiosa, a programação do festival.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pela orquestra, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). O grupo é gerido pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
Com um total de 70 atrações musicais, número recorde na história do evento, o Canto da Primavera 2025 terá apresentações de artistas locais, regionais e nacionais, incluindo os shows de Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu. A programação contempla ainda cortejos musicais pelas ruas históricas e uma série de apresentações instrumentais em espaços simbólicos de Pirenópolis.
Pela primeira vez, o festival contará com seis palcos oficiais: Palco Largo da Matriz Goiás Feito a Mão, Palco Cavalhódromo, Palco Coreto, Palco Teatro, Ponte de Pedra e Palco Prainha. Todos os espaços são próximos uns dos outros, possibilitando que o público percorra todo o circuito a pé, em um verdadeiro festival caminhável pelo patrimônio histórico da cidade.
Além dos shows, a edição deste ano traz novidades no eixo formativo, com oficinas de música em escolas públicas municipais, que irão preparar estudantes para participações especiais no evento. A iniciativa amplia o caráter educativo do Canto e reforça sua vocação como política pública de valorização da cultura musical em Goiás.
Sobre o evento
Em sua 24ª edição, o Canto da Primavera consolida-se como uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás, oferecendo não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de trabalho e circulação artística para os talentos do estado.
O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, e apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.
Fotos: Secult Goiás
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
Categorias: Notícias